quinta-feira, 13 de novembro de 2008

CITRONELA – REPELENTE NATURAL

A planta forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão . Difere deste apenas pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela que é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo.
Citronela é o nome popular, pode ser encontrado ainda com os seguintes nomes: capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus).
O nome científico é "Cymbopogon winterianus" , originaria do Ceilão, da Índia, e de Java.
Parte usada são as folhas e os colmos.
A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos, moscas, dengues e borrachudos. Tanto poder tem uma razão química: o óleo essencial tem mais de oitenta componentes, entre eles citronelal, geraniol e limoneno, agentes que afugentam os insetos.
Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes. Apresenta efeitos alelopáticos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo as companheiras.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilize sempre luvas ao trabalhar com a citronela, pois as bordas das folhas produzem cortes superficiais na pele.
Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras.O bagaço de citronela pode ser utilizado na alimentação animal. Diz-se também que repele gatos de hortas e canteiros.
A essência de citronela é utilizada em perfumes, velas e incensos repelentes, aromaterapia, desinfetantes e armazenagem de alimentos. Segundo a aromaterapia, tem propriedades tônica, anti-séptica e desinfetante.
É usada também na aromoterapia em casos de nervosismo, ansiedade, agitação, etc.
Aproveite os efeitos da citronela com as receitas a seguir:

Óleo de citronela para o corpo
Misture uma parte de óleo essencial de citronela (de boa procedência) com duas partes de óleo de amêndoa, uva ou camomila. Para bebês, a mistura pode ser mais diluída, feita com uma parte de óleo essencial para três de óleo-base.

Dentro de casa
Para ambientes com até 16 m2, pingue três gotas do óleo essencial de citronela na água de um difusor (peça de cerâmica encontrada em farmácias homeopáticas e casas especializadas em aromaterapia). Se necessário, renove a água com essência a cada cinco horas. A aromaterapeuta Maria Mizrahi recomenda ligar o aparelho duas ou três horas antes da utilização do ambiente, pois o aroma é cítrico e pode irritar as vias respiratórias ou causar sensação desagradável.

No vaso, no canteiro e no jardim:
Por ser um tipo de capim, a citronela é de fácil multiplicação e não requer grandes cuidados. Reparta as mudas (tiradas de uma touceira ou adquiridas em lojas de jardinagem), corte as folhas e enterre o talo verde com um chumaço de raiz numa cova de tamanho proporcional, cavada em lugar ensolarado. Cubra com terra misturada a material orgânico (esterco de galinha ou gado). A planta atinge 1 m de altura e de circunferência e não costuma atrair pragas.

Fontes:
. www.jardineiro.net/br/banco/cymbopogon_winterianus.php - 16k -
. Ivany Turíbio - Revista Bons Fluídos/Reportagem Fotográfica: Ana Paula Wenzel/Fotos: Christian Parente