quinta-feira, 26 de março de 2009

VESTINDO NATUREZA

O fotógrafo alemão Hans Silvestre fotografou por vários anos a tribo do Valle Del Omo, situado entre Etiópia, Kenia e Sudão. É um lugar que não figura nem nos mapas!
Longe de qualquer capital, com um clima extremo, em um dos lugares mais selvagens da África em que vivem umas 15 tribus nômades ou seminômades.
Este vale foi tombado pela UNESCO, para preservar a quantidade de achados arqueológicos encontrados na região.
Eles usam argila colorida para pintarem seus corpos, às vezes até três vezes ao dia.

Lá é uma região vulcânica que fornece uma imensa paleta de pigmentos, ocre vermelho, argila branca, verde cobre, amarelo luminoso ou o cinza de cinzas.
Eles são gênios da pintura e seus corpos, de dois metros de altura, uma imensa tela. A força de sua arte cabe em três palavras: dedos, rapidez e liberdade. Eles desenham com as mãos abertas, com a ponta das unhas, às vezes com uma ponta de madeira, um junco, um talo quebrado.

Fiquei completamente encantada com este povo que se envolve com a natureza com grande criatividade e pureza.
Ao ficar vendo essas fotos, muitas coisas passaram pela minha cabeça e me fizeram refletir que apesar de sermos todos iguais, somos tão diferentes!
Porque será que não sorriem? Será que foi apenas sugestão do fotógrafo?



Apesar de desfigurarem seus corpos com os pratos labiais e buracos que fazem em suas orelhas, será que se eles tivessem condições fariam como os “civilizados” que colocam silicones, quebram costelas para aparentarem mais magros, ou será que achariam tudo muito ridículo?
A verdade é que para estarem na “onda”, para seduzirem e para se sentirem em clima de festa acabam sendo seres encantadores em parceria com a natureza.
Se a moda pega!











Selecionei alguns vídeos que com certeza aflora a sensibilidade em todos que o assistem:
http://www.youtube.com/watch?v=xAi2CZTL75w
http://www.youtube.com/watch?v=NwmMW0kTaX4
http://www.youtube.com/watch?v=TGLR8wEvRfQ
Fonte: Internete. Um pouco daqui, um pouco de lá...

LASANHA DE LEGUMES LIGHT

Para o molho branco
Ingredientes:
100 g de ricota

1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparar:
1. No liquidificador, bata a ricota e o leite desnatado em velocidade alta por 1 minuto ou até formar um molho cremoso. 2. Retire a mistura do liquidificador e tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente a salsinha picada e mexa bem. Reserve.

Para o molho de tomate:
Ingredientes:

8 tomates maduros
4 colheres (sopa) de azeite de oliva

cebola
orégano
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparar:
1. Com uma faca, faça um corte em X na base dos tomates. Coloque-os numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare uma tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas - o choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. 2. Numa tábua, corte-os ao meio, retire as sementes e corte as metades em cubinhos. 3. Numa panela média, coloque os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com o sal e pimenta-do-reino e acrescente o azeite. Reserve.

Para os legumes
Ingredientes:
1 cenoura grande

1 abobrinha média
1 berinjela média
Modo de Preparar:
1. Lave a cenoura sob água corrente. Com uma faca afiada, corte-a ao meio. Retire uma fatia fina da lateral da cenoura. Apóie a cenoura na tábua com a lateral cortada voltada para baixo. Corte fatias de cada lado, transformando a cenoura em um retângulo. Corte o retângulo em fatias finas. Repita o procedimento com a outra metade da cenoura. Reserve. 2. Leve uma panela pequena com 1/2 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, coloque as fatias de cenoura e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire do fogo e escorra a água. Reserve as cenouras. 3. Numa tábua, corte a abobrinha e a berinjela em fatias finas. Reserve. 4. Numa frigideira grande, coloque os legumes para grelhar por 30 segundos. Vire-os e deixe grelhar por mais 30 segundos. Retire da grelha e reserve. 5. Numa travessa refratária, disponha uma camada de legumes, uma camada de molho branco, outra camada de legumes e uma camada de molho de tomate. Repita o procedimento até terminar os legumes. Finalize com molho de tomate. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. 6. Quando a lasanha estiver pronta, decore com folhas de manjericão e sirva a seguir.
Rendimento:2 porções.

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=703

O JEITO CAPIXABA DE SER

Todo capixaba tem um segredo de espuma,
Uma conversa de duna,
Um disse me disse.
Todo capixaba é chique.
Todo capixaba tem um pouco de beija flor no bico,
Uma panela de barro no peito,
Uma orquídea no gesto,
Um cafezinho no jeito,
Um trocadilho na brincadeira,
Um Congo no andar,
Um jogo de cintura,
Um chá de cidreira,
Uma moqueca perfeita,
E uma rede no olhar.
Todo mundo de lá desenha nas areias brancas,
Compõe nas areias pretas.
Todo capixaba tem um verso,
Tem um pouco de Anchieta.
Todo povo por lá tem um certo louco,
Tem um certo torto,
Uma palavra solta,
Uma revoada de colibris.
Todo capixaba tem uma força de povo.

Tem um pouco de Maria Ortiz.
Toda montanha lá tem um caso
Obstinado com o vento,
Um pedra azul,
Um albatroz de convento.
De luva e biquíni é que eu vou pra lá.
Todo CAPIXABA é um evento!
(Elisa Lucinda)