terça-feira, 21 de junho de 2011

OS PASSOS DE ANCHIETA


Primeiro roteiro cristão das Américas!
O roteiro é o quarto desse tipo existente no mundo – os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.
Para quem não conhece, trata-se de um roteiro que vai de Vitória até Anchieta,no Espírito Santo, num total de 100 quilômetros, resgatando os Passos de Anchieta que reconstitui a trilha que era habitualmente percorrida pelo Padre Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba , atual cidade de Anchieta, à Vila de Nossa Senhora da Vitória onde cuidava do Colégio de São Tiago, em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida quando preferiu recolher-se à vila indígena nas costas do Espírito Santo.
O roteiro Os Passos de Anchieta é cumprido em jornadas diárias médias de quatro a cinco horas pelas pessoas que tem o hábito de caminhar regularmente ou por períodos de seis a 7 horas pelos andarilhos mais sedentários que sem o exercício regular se dispõe a fazê-lo.

Muitos fazem como percurso apenas cultural, ou como prática física. Outros caminham solitários para uma reflexão, ou agradecimento, ou percorrendo como um caminho místico com os mais variados fins.
O percurso é quase todo feito beirando as praias e lindo! É muito bonito também vê-los passar. Podemos oferecer água, frutas, ou cumprimentar, ou desejar uma boa caminhada!
Este ano vai ser de 23 a 26 de junho.

O site da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (ABAPA) está logo abaixo. No site eles explicam tudo direitinho: horários, paradas, hospedagens, etc.
***