domingo, 9 de janeiro de 2011

FOGOS E ARTIFÍCIOS TORTURA FENOMENAL

Quando eu era menina, meus pais me fizeram uma Festa Junina no dia do meu aniversário, porque nasci no mês de junho. A festa tinha tudo que era de direito, inclusive uma fogueira.

Estava toda feliz quando de repente estouraram uma bombinha em mim abrindo meu joelho. Claro que a festa acabou e passei a não mais apreciar aos fogos e artifícios. Quanto mais o tempo passa, mas me conscientizo de que muita coisa que nos parece bom e bonito, são apenas atrativos para cairmos em verdadeiras armadilhas.

No finalzinho do ano que se passou, Carlos Roberto Ventura, no Facebook colocou uma reflexão para os amigos:

INFERNO NO CÉU

“ Venho tentando mostrar para as pessoas o quanto os

fogos de artifícios, principalmente os explosivos, são prejudiciais aos seres humanos e animais. Acidentes graves ou fatais fazem parte do currículo dos fogos. Traumas e seqüelas que provocam problemas sociais, afastamento do emprego, aposentadoria por invalidez e tantas outras situações geradas pela irresponsabilidade e ignorância. Não há motivos, a não ser, os econômicos, para sustentar essa atividade comercial, a fabricação de fogos explosivos. Os fogos provocam pânico, dor, em crianças, jovens, adultos, animais e ainda poluem o meio ambiente. Precisamos fazer prevalecer os nossos direitos e os direitos dos outros seres vivos.
Busquem pesquisar os acidentes provocados por fogos. O índice é tão grande que podemos compará-lo aos acidentados e mortos nas guerras. Pelos acidentes de trânsito. Pelo crime organizado. Há quem os considere importantes para as festividades. Há também quem considere as drogas e as bebidas alcoólicas, peças fundamentais para seus eventos. A diferença são apenas as explosões dos fogos que podem ser ouvidas e sentidas por todos nós.
Sei que milhões de pessoas não pactuam com essas explosões, que a cada dia, tornam-se mais potentes. Verdadeiros petardos, mísseis, granadas, são lançados na direção do céu, invadindo uma área que pertence às aves, que pelo barulho ensurdecedor, abandonam seus ninhos, provocando a morte dos filhotes. Fogos explosivos não representam absolutamente nada na arte e na tradição dos povos. Foram introduzidos nas culturas para manter essa indústria que começou com a invenção da pólvora. É uma indústria poderosa financeiramente.
Os fogos estão presentes nos esportes, nas inaugurações dos prefeitos, governadores, deputados, senadores e presidentes. Nas festas religiosas. É sinônimo do estresse generalizado, aumentando consequentemente, o uso de antidepressivos. Para acabar com essa atividade imbecil, estúpida, ignorante, o espírito de cidadania deveria estar presente no nosso dia a dia, aliado ao nosso direito, no entanto, o comodismo, a covardia, não permite que esse documento escrito e assinado por mim, tenha o efeito que milhões esperam. O fim dos fogos explosivos. Seria necessário um MOVIMENTO EM TODO O PAÍS, mas há conivência, há campanhas políticas financiadas pelos empresários do setor, há uma história não diferente de muitas que envergonham nosso passado, presente e quiçá o futuro. Cabe aos órgãos responsáveis uma investigação e uma apuração séria, que possam nos dar respostas e que nos expliquem como uma atividade tão nociva aos seres vivos ainda é mantida, com tanta modernidade.”

“Gostaria de criar um MOVIMENTO CONTRA OS FOGOS EXPLOSIVOS. Me ajudem.”

(Xamã Ventura) Caçapava/SP/Brazil.”

Envie e-mail de apoio para ecovital@hotmail.com

Outras matérias que nos levam a refletir:

Estadão

“BEEBE, ARKANSAS - Fogos de artifício durante o ano-novo podem ter estressado e causado a morte de quatro mil a cinco mil pássaros na pequena cidade de Beebe, Arkansas (EUA), fazendo com que eles se chocassem uns contra os outros e caíssem sobre casas e carros no dia 31 de dezembro.

Especialistas acreditam que os fogos de artifício levaram os animais à morte por estresse.

As aves encheram ruas, quintais, calçadas, todos os lugares", lembram Robby King, oficial de animais selvagens do condado em Beebe. "Foi difícil transitar pela rua em alguns locais sem passar sobre elas", completou.”














Animal para adoção informa até os procedimentos que os donos de animais domésticos devem tomar para diminuir o sofrimento deles (site abaixo) e comenta:

Nesta época do ano, são comuns as comemorações com fogos de artifício. A experiência é muito traumática para os animais, cuja audição é mais acurada que a humana. Muitos da fauna silvestre morrem e sofrem alterações do seu ciclo reprodutor. Os cães latem em desespero e enforcam-se nas correntes. Eles e os gatos escondem-se em locais minúsculos, fogem para nunca mais serem encontrados, provocam acidentes nas vias públicas e são vítimas de atropelamento. Há animais que, pelo trauma, mudam de temperamento e chegam até ao suicídio.”

http://adotacao.blogspot.com/2007/12/proteja-seus-animais-contra-os-fogos-de.html

Assim como deixamos de apreciar os balões no céu por causa do perigo que ele nos trás, devemos também desprezar para o bem dos indefesos a prática abusiva, não só final de ano, mas também durante os jogos, das comemorações das mais variadas espécies, das festas e até de quando avisam que a droga está chegando. Em várias localidades este transtorno lucrativo para alguns e para outros já conscientizados uma tortura fenomenal!

Se eu chamar a atenção de apenas uma pessoa com esta matéria já me darei por satisfeita, mas espero que mais pessoas reflitam e se sensibilizem!