domingo, 27 de março de 2011

TSURUS - SADAKO SASAKI


Quando lançaram a bomba atômica em Hiroshima, Sadako Sasaki estava para completar dois anos.Aparentemente ilesa, escapou com a mãe e o irmão mais velho. Na fuga, foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia. Até a idade de doze anos, Sadako aparentava estar normal, uma menina saudável. Estudava e brincava como outras crianças e uma das coisas que mais gostava era correr. Destacava-se nas corridas do colégio, quando de repente, começou a sentir tonturas. Não disse a ninguém, achou que poderia ser um desgaste provocado pelo exercício. Certa manhã, ela sentiu-se tão mal que caiu e ficou estendida no chão. Levaram-na para um hospital da Cruz Vermelha. Sadako estava com leucemia, o câncer do sangue, agora chamado "doença da bomba atômica". Outras crianças de Hiroshima começaram a apresentar os mesmos sintomas decorrentes da radiação recebida pela descarga da bomba.Quase todos morriam e Sadako ficou assustada, pois não queria morrer.Sua melhor amiga, em uma visita ao hospital, contou-lhe da lenda dos páss

aros (quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados) e fez uma dobradura representando um tsuru. Sadako resolveu fazer os miltsurus.

Sem ficar zangada ou entregar-se, prosseguia lentamente dobrando.
Sadako disse dos tsurus: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”.

Enfraquecida,Sadako não teve força para dobrar os mil pássaros, em 25 de Outubro de 1955, rodeada por sua família, ela montou seu último tsuru e dormiu placidamente pela última vez.

Todos estavam admirados com sua determinação e paciência. Seus colegas de classe dobraram os pássaros que faltavam para que fossem enterrados com ela.

Sadako deixou muitas saudades em seus colegas, que tristes e sensibilizados, queriam poder fazer alguma coisa, por ela e por tantas outras crianças.

Resolveram formar um clube, e iniciaram uma campanha para construir um monumento em sua memória e de todas as crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba. Alunos de 3100 escolas japonesas e de nove outros países fizeram doações.

MONUMENTO DAS CRIANÇAS À PAZ

O Monumento das Crianças à Paz, também conhecido como Torre dos Tsurus, foi erguido em 1958, em Hiroshima, no Parque da Paz. No topo do pedestal de granito que simboliza a Montanha lendária de Paraíso Mt. Horai, está uma jovem menina que segura um tsuru nos braços estendidos. Dentro do pedestal há um espaço para os milhares de tsurus feitos de papel colorido, que as pessoas de toda parte do Japão e do mundo, enviam todos os anos como um gesto poderoso de preocupação, devoção e amor. Na base do monumento estão gravadas as seguintes palavras:

"Este é nosso grito,
esta é nossa oração:
PAZ NO MUNDO"

A corajosa luta de Sadako para ter o seu desejo concedido, terminou antes que ela dobrasse os mil pássaros, mas ilustra paciência, coragem, esperança e ativismo criativo em face a dor e a morte.

É uma história do poder de crianças, que trabalhando juntas por uma causa comum, abriram um canal criativo para a expressão pacífica do medo sobre a guerra e sobre a esperança por um mundo melhor.

Sadako, onde estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, esperamos que seja também cumprida.

Fonte: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/~maismatematica/projetos/

desdobrando%20a%20geometria/dgsadako.htm